segunda-feira, 25 de abril de 2011

Escola Municipal Germano Lenschow
é premiada pelo
Programa Pelo Direito de Ser Criança

Instituição local foi uma das 31 selecionadas dentre as mais de 4 mil inscritas. Iniciativa de OMO reconhece escolas de todo o Brasil pelas práticas do brincar e do aprender pela experiência em prol do desenvolvimento infantil


A Escola Municipal Germano Lenschow, de Joinville, foi reconhecida por suas práticas do brincar e do aprender pela experiência em prol do desenvolvimento infantil de seus alunos na 3a edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança, promovido pela marca OMO, em parceria com o Instituto Sidarta. A cerimônia de premiação realizada na quarta-feira, 20 de abril, em São Paulo, contou com a participação da Alessandra Helena Nazário Güther e Gestora Jurema Guedes da Silva.

O prêmio foi entregue à escola pelos representantes de OMO. Na cerimônia também estavam presentes representantes das 31 escolas premiadas e das três escolas homenageadas; especialistas em educação e desenvolvimento infantil; a gerente de marketing de OMO, Paula Lopes; parceiros da iniciativa e representantes das secretarias estaduais de educação de todo o país. 

A Escola Municipal Germano Lenschow foi premiada com um brinquedo educativo, entregue às  escolas ganhadoras do prêmio “Boas Práticas do Aprendizado pela Experiência”. A cerimônia de premiação foi exibida simultaneamente no site do Programa www.pelodireitodesercrianca.com.br, no qual já estão disponíveis os vídeos das escolas premiadas.
Nesta 3a edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança, foram premiadas escolas das cidades de Atibaia, Bebedouro, Bragança Paulista, Cotia, Dracena, Itapeva, Jundiaí, Presidente Prudente, Santo André e São Paulo (SP), Itajubá e Uberlândia (MG); Rio de Janeiro e Niterói (RJ); Caxias (MA); Curitiba, Guarapuava e São José dos Pinhais (PR); Guaporé, Montenegro, Pelotas e Porto Alegre (RS); Joinville e Luzerna (SC). Participaram desta edição mais de quatro mil instituições de 895 municípios de todo o Brasil.
De acordo com o diretor de marketing da área de higiene e limpeza da Unilever, Robert-Hein Schermers, a iniciativa visa reconhecer, estimular e dar visibilidade ao brincar e ao aprender pela experiência, que é a atividade principal e mais completa de aprendizado na infância. “O objetivo é ir além do âmbito teórico e sensibilizar as escolas
sobre o tema, gerando oportunidades para que elas façam ainda mais pelas crianças”, ressalta.
As inscrições tiveram início em agosto de 2010. Para a seleção das finalistas foram convidados especialistas da área de educação e do tema brincar, entre eles Giovana Barbosa de Souza (Rede Aliança pela Infância); Jouberth Ghandy (pesquisador do Brincar); Lourdes Atiê (especialista em projetos para gestão e criação de produtos educativos); Márcia Mamede (assessora técnica da Pastoral da Criança); Marcos Ferreira Santos (pesquisador e membro da Aliança pela Infância); Maria Izabel Leite (coordenadora do Museu da Infância); Marilena Flores (presidente da IPA/Brasil); Renata Meireles (autora de livros premiados sobre desenvolvimento infantil, co-diretora de curtas sobre o brincar e idealizadora do Projeto BIRA); Samantha Neves (assessora técnica para elaboração dos Indicadores de qualidade da educação infantil).
 Os critérios de avaliação do prêmio foram pautados nos cinco pilares fundamentais do brincar defendidos por OMO: Direito de aprender através de brinquedos não estruturados; Direito de viver o mundo através da experiência; Direito de estar em contato com a Natureza; Direito de experimentar o cuidado com o planeta e com a sociedade, além de Direito de vivenciar a cultura local.
Foram consideradas escolas que brincam as que promovem atividades permanentes e continuadas do brincar e do aprender pela experiência, criam soluções criativas e eficazes para transpor obstáculos, incentivam o contato da criança com a natureza dentro das praticas escolares, valorizam a cultural local de seus alunos e da região onde a escola está inserida, e têm o brincar como tema de formação continuada de seus educadores.
Histórico do Programa
A primeira edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança foi realizada em 2008 com escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental I do Estado de São Paulo. Denominado na época de ‘Selo Aqui Se Brinca’, o Programa registrou grande aceitação com 477 inscrições. Já em 2009, também destinado às escolas paulistas, o número de inscrições saltou para 1.750. O sucesso e a grande receptividade das escolas contribuíram para o crescimento do Programa.
Sendo assim, em 2010, o Programa - já com o nome atual - lança sua terceira edição com abrangência nacional, abrindo oportunidades para instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Além disso, foram criadas categorias específicas para as escolas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental I - Selo Aqui se Brinca e Selo Aqui Se Aprende pela Experiência - e incorporados novos pilares de avaliação.
O Programa Pelo Direito de Ser Criança nasceu de estudos realizados por OMO, entre eles a pesquisa ‘A Descoberta do Brincar’, que mostra que a escola é o primeiro lugar onde as crianças mais brincam socialmente. Os resultados das pesquisas se transformaram em práticas quando, em 2008, a marca implementou um trabalho em Heliópolis - o Projeto Brincar, onde promoveu workshops sobre a importância do brincar e sobre como potencializar essa prática entre os educadores de oito centros de educação infantil da região.

OMO e o Brincar

      Desde 2001, todas as ações de OMO estão alinhadas com sua missão global que é “despertar o potencial humano  por meio  do desenvolvimento infantil”. Nesses últimos dez anos, a marca tem se cercado de renomados profissionais e desenvolvido pesquisas mundiais e nacionais sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança.

      Com base nesse conhecimento, a marca já promoveu cinco fóruns de discussão e já realizou quatro estudos fundamentais nessa área: ‘A Descoberta do Brincar’, realizada com pais e educadores de crianças em 77 cidades do Brasil; ‘A Infância na Visão Global das Mães’, realizada em 10 países; ‘Tente Algo Novo’, realizada em 4 países; e a mais recente ‘Crianças e Natureza’, realizada em 11 países, cujos dados foram referência para a construção dos novos pilares do Programa Pelo Direito de Ser Criança. As pesquisas globais tiveram a coordenação de Dorothy e Jerome Singer, doutores da Universidade de Yale (EUA).
     
      Os resultados dessas pesquisas foram de imensa importância para o desenvolvimento das atividades da marca desde então, principalmente para a realização do Programa Pelo Direito de Ser Criança.

 

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

 

Sobre a Escola

Escola Municipal Germano Lenschow

Gestora Jurema Guedes da Silva

047- 3428-0121 email: emgermanolenschow@gmail.com

 

Sobre OMO e o Programa Pelo Direito de Ser Criança

In Press Porter Novelli

Tel: (11) 3323-1523/1578
Abril/2011


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Selo Aqui se aprende pela experiência !!

Parabéns para nós !!

 A nossa escola foi selecionada para participar da premiação do Selo Aqui se Aprende – uma parceria de OMO/ Unilever com o Instituto Sidarta.

A premiação será no dia 20/04, na Estação das Artes na Sala São Paulo em São Paulo.

Programa pelo direito de ser Criança

8ª FEIRA DO LIVRO DE JOINVILLE



  Visite nossa stand na Feira do Livro!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Somos uma das escolas finalistas!!

Parabéns!

Escola Municipal Germano Lenschow é finalista do Programa Pelo Direito de Ser Criança 2010 na categoria Aqui Se Aprende Pela Experiência

Equipe OMOPrograma pelo direito de ser Criança

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto Educação no Trânsito

A escola inteira trabalhou sobre o tema trânsito repassando ensinamentos importantes! A turma da Ed. Infantil enviou o Projeto Educação no Trânsito exposto abaixo para concorrer ao X Prêmio Denatran.


Justificativa:
            Visto que a Escola Municipal Germano Lenschow é participante ativa do desfile da Festa da Colheita, festa tradicional na região local, e por este desfile acontecer numa data próxima a semana de comemoração ao trânsito, vimos uma boa possibilidade de atingir a comunidade com o tema em questão sendo que nossa escola está inserida em um rodovia estadual de grande circulação de veículos.

Objetivo geral:
            Conscientizar alunos e comunidade quanto a importância da responsabilidade no trânsito.

Objetivos específicos:
·        Perceber-se como integrante do trânsito;
·        Conhecer as principais regras do código brasileiro de trânsito;
·        Explorar placas de trânsito e seus significados;
·        Conscientizar quanto a importância de respeitar leis de trânsito bem como suas conseqüências;
Metodologia:
·        Leitura
·        Pintura
·        Colagens
·        Maquete
·        Jogo matemático
·        Pesquisa
·        Dramatização
·        Confecção de carrinhos

Proposta didática:

Aula 1:
            Realizar a leitura do livro “O trânsito no mundinho” ( ) e a partir dele conversar sobre o que é o trânsito, quem faz parte dele e o que é necessário para que funcione adequadamente.
Montar uma lista dos veículos presentes no trânsito e incentivar os alunos a realizar variadas técnicas sobre estes veículos listados, os quais serão reproduzidos em tamanhos ampliados para aplicação das técnicas.
Técnicas a serem utilizadas: pintura com cola colorida e esponja, colagens de bolinhas de papel crepom, colagem de raspas de lápis de cor, mosaico de papel emborrachado, pintura com pincel e tinta.

Aula 2:
            Explorar a importância do semáforo e o significado de suas cores.
            Estabelecer uma conversa em roda a respeito do sinal de trânsito em questão: quem o conhece,? Para que serve? O que pode acontecer caso seja desrespeitado?
            Com mini placas contendo as cores vermelho e verde, brincar de trânsito. As crianças da turma serão carros e deverão andar entre as cadeiras e bancos da escola. Um aluno será o semáforo e manipulará as placas coloridas. Quando a placa vermelha estiver erguida, todos os carros deverão parar, quando a placa verde estiver erguida todos poderão prosseguir. Aos passar do tempo, mudar os colegas que estão no papel de semáforo.
            Colorir um semáforo com as cores correspondentes.

Aula 3:
            Coletivamente confeccionar carros de caixas de papelão para serem objetos de brincadeira dos alunos.
            As caixas terão um buraco cortado em seu meio para que as crianças possam entrar. Serão coloridos pelas crianças com tinta guache. Posteriormente serão produzidas as rodas com o papelão das abas da caixa, onde será explorada a forma geométrica círculo.
            Estes carros de brinquedos serão utilizados no desfile mencionado na justificativa do Projeto.

Aula 4:
            Solicitar ajuda das famílias dos alunos pedindo que enviem objetos relativos ao trânsito para que possam ser utilizados em uma maquete.
            Confeccionar juntamente com os alunos uma maquete onde seja retratado o trânsito. Visto que o trânsito não é algo que acontece isoladamente, incentivar as crianças a criarem moradias, hospitais, escolas, natureza para complementarem a maquete.
           
Aula 5:
            Complementando a aula de número 4, estudaremos algumas placas de trânsito e seus significados. Distribuir algumas destas placas impressas para que os alunos as recortem, as apresentem perante o grupo e cole-as em um palito para integrar a maquete construída.

Aula 6:
            Montar uma trilha matemática a respeito do trânsito.
            Distribuir vários quadrados pequenos de papel, os quais serão utilizados para formar um caminho enumerado. Neste caminho haverá obstáculos e incentivos, utilizando aprendizados sobre o trânsito. Ex: Uma placa de “Pare” onde dirá: respeite a sinalização, fique uma rodada sem jogar! Outro exemplo: o sinal está verde, avance duas casas.

Aula 7:
            Refletir com as crianças a respeito de nosso papel em relação ao cuidado com o meio ambiente. Nesta reflexão, dar ênfase na questão do lixo e no seu local de evasão. Buscar juntamente com os alunos a parceria de serem disseminadores das idéias trabalhadas no Projeto em questão e também na responsabilidade ambiental, propondo assim a distribuição de sacos de lixo para carros incentivando a limpeza do planeta.
            A distribuição dos sacos de lixo para carros acontecerá durante o desfile já citado e também numa ação conjunta com a Polícia Militar local em frente a escola onde há uma lombada eletrônica.

Público alvo:
           
            Alunos de 5 anos, classe de Ed. Infantil.

Materiais complementares:

·        Fotos dos meios de transporte já com as técnicas
·        Vídeo da brincadeira do semáforo
·        Fotos do desfile – carrinhos
·        Fotos da maquete
·        Jogo da trilha
·        Saco de lixo