é premiada pelo
Programa Pelo Direito de Ser Criança
Instituição local foi uma das 31 selecionadas dentre as mais de 4 mil inscritas. Iniciativa de OMO reconhece escolas de todo o Brasil pelas práticas do brincar e do aprender pela experiência em prol do desenvolvimento infantil
A Escola Municipal Germano Lenschow, de Joinville, foi reconhecida por suas práticas do brincar e do aprender pela experiência em prol do desenvolvimento infantil de seus alunos na 3a edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança, promovido pela marca OMO, em parceria com o Instituto Sidarta. A cerimônia de premiação realizada na quarta-feira, 20 de abril, em São Paulo , contou com a participação da Alessandra Helena Nazário Güther e Gestora Jurema Guedes da Silva.
O prêmio foi entregue à escola pelos representantes de OMO. Na cerimônia também estavam presentes representantes das 31 escolas premiadas e das três escolas homenageadas; especialistas em educação e desenvolvimento infantil; a gerente de marketing de OMO, Paula Lopes; parceiros da iniciativa e representantes das secretarias estaduais de educação de todo o país.
A Escola Municipal Germano Lenschow foi premiada com um brinquedo educativo, entregue às escolas ganhadoras do prêmio “Boas Práticas do Aprendizado pela Experiência”. A cerimônia de premiação foi exibida simultaneamente no site do Programa www.pelodireitodesercrianca.com.br, no qual já estão disponíveis os vídeos das escolas premiadas.
Nesta 3a edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança, foram premiadas escolas das cidades de Atibaia, Bebedouro, Bragança Paulista, Cotia, Dracena, Itapeva, Jundiaí, Presidente Prudente, Santo André e São Paulo (SP), Itajubá e Uberlândia (MG); Rio de Janeiro e Niterói (RJ); Caxias (MA); Curitiba, Guarapuava e São José dos Pinhais (PR); Guaporé, Montenegro, Pelotas e Porto Alegre (RS); Joinville e Luzerna (SC). Participaram desta edição mais de quatro mil instituições de 895 municípios de todo o Brasil.
De acordo com o diretor de marketing da área de higiene e limpeza da Unilever, Robert-Hein Schermers, a iniciativa visa reconhecer, estimular e dar visibilidade ao brincar e ao aprender pela experiência, que é a atividade principal e mais completa de aprendizado na infância. “O objetivo é ir além do âmbito teórico e sensibilizar as escolas
sobre o tema, gerando oportunidades para que elas façam ainda mais pelas crianças”, ressalta.
As inscrições tiveram início em agosto de 2010. Para a seleção das finalistas foram convidados especialistas da área de educação e do tema brincar, entre eles Giovana Barbosa de Souza (Rede Aliança pela Infância); Jouberth Ghandy (pesquisador do Brincar); Lourdes Atiê (especialista em projetos para gestão e criação de produtos educativos); Márcia Mamede (assessora técnica da Pastoral da Criança); Marcos Ferreira Santos (pesquisador e membro da Aliança pela Infância); Maria Izabel Leite (coordenadora do Museu da Infância); Marilena Flores (presidente da IPA/Brasil); Renata Meireles (autora de livros premiados sobre desenvolvimento infantil, co-diretora de curtas sobre o brincar e idealizadora do Projeto BIRA); Samantha Neves (assessora técnica para elaboração dos Indicadores de qualidade da educação infantil).
Os critérios de avaliação do prêmio foram pautados nos cinco pilares fundamentais do brincar defendidos por OMO: Direito de aprender através de brinquedos não estruturados; Direito de viver o mundo através da experiência; Direito de estar em contato com a Natureza; Direito de experimentar o cuidado com o planeta e com a sociedade, além de Direito de vivenciar a cultura local.
Foram consideradas escolas que brincam as que promovem atividades permanentes e continuadas do brincar e do aprender pela experiência, criam soluções criativas e eficazes para transpor obstáculos, incentivam o contato da criança com a natureza dentro das praticas escolares, valorizam a cultural local de seus alunos e da região onde a escola está inserida, e têm o brincar como tema de formação continuada de seus educadores.
Histórico do Programa
A primeira edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança foi realizada em 2008 com escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental I do Estado de São Paulo. Denominado na época de ‘Selo Aqui Se Brinca’, o Programa registrou grande aceitação com 477 inscrições. Já em 2009, também destinado às escolas paulistas, o número de inscrições saltou para 1.750. O sucesso e a grande receptividade das escolas contribuíram para o crescimento do Programa.
Sendo assim, em 2010, o Programa - já com o nome atual - lança sua terceira edição com abrangência nacional, abrindo oportunidades para instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Além disso, foram criadas categorias específicas para as escolas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental I - Selo Aqui se Brinca e Selo Aqui Se Aprende pela Experiência - e incorporados novos pilares de avaliação.
O Programa Pelo Direito de Ser Criança nasceu de estudos realizados por OMO, entre eles a pesquisa ‘A Descoberta do Brincar’, que mostra que a escola é o primeiro lugar onde as crianças mais brincam socialmente. Os resultados das pesquisas se transformaram em práticas quando, em 2008, a marca implementou um trabalho em Heliópolis - o Projeto Brincar, onde promoveu workshops sobre a importância do brincar e sobre como potencializar essa prática entre os educadores de oito centros de educação infantil da região.
OMO e o Brincar
Desde 2001, todas as ações de OMO estão alinhadas com sua missão global que é “despertar o potencial humano por meio do desenvolvimento infantil”. Nesses últimos dez anos, a marca tem se cercado de renomados profissionais e desenvolvido pesquisas mundiais e nacionais sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança.
Com base nesse conhecimento, a marca já promoveu cinco fóruns de discussão e já realizou quatro estudos fundamentais nessa área: ‘A Descoberta do Brincar’, realizada com pais e educadores de crianças em 77 cidades do Brasil; ‘A Infância na Visão Global das Mães’, realizada em 10 países; ‘Tente Algo Novo’, realizada em 4 países; e a mais recente ‘Crianças e Natureza’, realizada em 11 países, cujos dados foram referência para a construção dos novos pilares do Programa Pelo Direito de Ser Criança. As pesquisas globais tiveram a coordenação de Dorothy e Jerome Singer, doutores da Universidade de Yale (EUA).
Os resultados dessas pesquisas foram de imensa importância para o desenvolvimento das atividades da marca desde então, principalmente para a realização do Programa Pelo Direito de Ser Criança.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Sobre a Escola
Escola Municipal Germano Lenschow
Gestora Jurema Guedes da Silva
047- 3428-0121 email: emgermanolenschow@gmail.com
Sobre OMO e o Programa Pelo Direito de Ser Criança
In Press Porter Novelli
Rose Pimentel – rose.pimentel@inpresspni.com.br
Tel: (11) 3323-1523/1578
Abril/2011
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